quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cinema: Filmes e Curiosidades

Confira uma lista de curiosidades de diversos filmes, desde De Volta para o Futuro 2, até Harry Potter e Senhor dos Anéis.

- Você já viu o filme "De volta para o Futuro 2?" Se você viu, deve se lembrar que no Livro dos Recordes dizia que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato "World Series" em 1997. Na época em que o filme foi feito (nos anos 80), a Flórida nem sequer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela foi a campeã do World Series, exatamente como dizia o Livro.

- Gillian Anderson, a Agente Scully do seriado "Arquivo X" perdeu a virgindade aos 13 anos.
- Sharon Stone antes da fama vendia cachorro-quente.
- O filme E o Vento Levou demorou 2 anos e 7 dias para ser filmado.
- Para fazer o desenho dos 101 Dálmatas os desenhistas dos estúdios Disney fizeram 6469952 manchinhas e para isso gastaram 3028 litros de tinta preta.
- O Incrível Hulk era originalmente cinza.




2001 - Uma Odisséia no Espaço


Antes de Douglas Rain pegar o papel, Nigel Davenport e Martin Balsam foram considerados para fazerem a voz de HAL.


Douglas Rain (a voz de HAL) nunca visitou o set de filmagens.


Kubrick mandou comprar várias toneladas de areia importa, lavada e pintada, para as cenas na superfície da Lua.


Nos primeiros rascunhos do roteiro, o filme tinha narração.


Apesar da história que o nome "HAL" saiu de "IBM" - as letras são as imediatamente seguintes no alfabeto: H(I) A(B) L(M) - o co-escritor Arthur C. Clarke disse que não foi intencional, e quando ele percebeu já era tarde demais para mudar. HAL seria a sigla em inglês para Computador Heurístico Algorrítmico (Heuristic ALgorithmic Computer).


Clarke diz: "Se você entender 2001 completamente, nós falhamos. Nós queremos levantar mais questões do que respostas."


Rock Hudson saiu da premiere de Los Angeles dizendo "Alguém pode me explicar que diabos de história é essa?"


Em nenhuma cena há falas e música ao mesmo tempo. Há três tipos de cena: com falas, com música, e silêncio completo.


O primeiro diálogo do filme é falado por uma aeromoça, aos 25 minutos e 38 segundos de filme.


Frank Miller, que faz a voz do controle da missão, foi membro da Força Aérea dos EUA na vida real, e controlador de missões reais. Ele foi contratado porque não era possível encontrar uma voz mais convincente para o papel.




A.I. - Inteligência Artificial


O diretor Stanley Kubrick passou décadas aprimorando esse projeto para dirigí-lo, mas depois decidiu que seu amigo de longa data Steven Spielberg seria a melhor escolha, mas Spielberg rejeitou. Logo depois da morte de Kubrick, Spielberg assumiu o projeto dirigindo e escrevendo. Como consideração de seu envolvimento, o filme é creditado como "A Stanley Kubrick Production" (Uma Produção de Stanley Kubrick).


As primeiras 80 páginas foram escritas pelo próprio Kubrick. Depois de sua morte, Spielberg modificou e finalizou essas páginas.


Spielberg e Kubrick tinham idéias diferentes para o Gigolô Joe. O de Kubrick era um pouco vigarista, o de Spielberg já é mais um protetor de David.


Um dos prédios de Manhattan é realmente o topo do Mackintosh Building.


Haley Joel Osment não pisca uma vez sequer durante todo o filme.





Armageddon


O diretor Michael Bay fez os atores escreverem sua lista de reivindicações que Bruce Willis lê.


O diretor Michael Bay faz uma ponta como um cientista da NASA.


Armageddon estreou no vigésimo segundo aniversário de Liv Tyler.


De acordo com o comentário da Criterion Collection, muitos dos erros encontrados no filme eram de conhecimento do diretor e seus produtores até mesmo na pré-produção e foram deixados (como fogo no espaço) porque segundo o diretor "é um filme e não são tantas pessoas que sabem disso"; eles foram mantidos para valor de entretenimento.


E em adição, alguns aspectos da física, assim como a realidade do que poderia acontecer com a cara de um astronauta se exposta no espaço teve que ser cortado porque não seria possível fazer um filme para censura de 13 anos.


Logo depois da chuva de meteoros em Nova Iorque, a câmera focaliza o céu e posteriormente o World Trade Center. As duas crateras abertas pelos meteoros são exatamente onde os dois aviões colidiram com o WTC no dia 11 de setembro de 2001.





Beleza Americana


A frase e a trilha sonora do filme "Look Closer" pode ser visto no cubículo de Lester no trabalho.


O título se refere à uma espécie de rosas.


Os créditos finais dão agradecimentos especiais a Dr. Bill & Alice em referência a "De Olhos Bem Fechados". A atriz Nicole Kidman apareceu nos palcos da Broadway dirigida por Sam Mendes, também diretor de Beleza Americana, em Blue Room.


Thora Birch tinha apenas 17 anos, portanto filmá-la nua requeria a autorização de seus pais, que estavam presentes no set.


A fitas de auto-ajuda que Carolyn escuta são feitas por Dr. Alan Ball. Alan Ball é o roteirista do filme.


O último nome da personagem de Mena Suvari, Angela Hayes, é provavelmente uma referência ao último nome de Lolita Haze, do romance de Vladimir Nabokov.


A lanchonete Smiley é na verdade um Carl's Jr.


A dança das cheerleaders foi coreografada pela cantora Paula Abdul.


O código de área no livro de telefones de Jane é 312, que é o código de Chicago. O jornal que Lester lê parece ser o Chicago Sun-Times.


O menu do Smiley's anuncia "guardanapos de graça".


Wes Bentley fumou tabaco doce com Kevin Spacey para as cenas de maconha.


Lester Burnham, um homem de meia idade que amadurece um desejo por uma adolescente, é uma atualização de Humbert do clássico romance "Lolita".


Kevin Spacey e Annette Bening foram as primeiras escolhas do diretor Sam Mendes para as partes de Lester e Carolyn.


Uma fotografia da família Burnham pode ser vista a esquerda de Ricky Fitts quando ele é apresentado a Lester Burnham na convenção do Real State. E uma pintura de um banquete atrás de Ricky é na verdade a casa dos Burnhams.


No filme The Ref, de 1994, Kevin Spacey era casado com uma mulher de também se chamava Caroline e os dois tinham o mesmo problema de relacionamento.


Assim como seu outro filme "Os Suspeitos", esse termina com uma narração de Kevin Spacey com a tela escurecendo antes que ele terminasse de dizer suas palavras finais. "Você irá um dia" em Beleza Americana e "Ele se foi" em Os Suspeitos.


O final original tinha Ricky e Jane presos pelo assassinato de Lester.


Lester dá o telefone de seu trabalho 555-0199. Esse número também foi dado por Al Pacino para Russell Crowe em sua secretária eletrônica no começo de "O Informante". Curiosamente os dois filmes foram lançados na mesma época




Clube da Luta


O diretor David Fincher usou 1500 rolos de filme, mais de três vezes a média normal.


Nos créditos os três detetives que atacam Jack em uma delegacia em uma delegacia ficariam sem nomes, porém eles foram creditados como Detetive Andrew, Detetive Kevin e Detetive Walker. Andrew Kevin Walker. Ele foi o escritor de Seven - Os Sete Pecados Capitais e ajudou com o script final de Clube da Luta.


Na casa de Tyler existe uma revista Movieline Magazine com Drew Barrymore na capa, uma amiga íntima de Edward Norton.


Kevin Scott Mack, supervisor de efeitos especiais do filme, é um dos aflitos passageiros na queda do avião.


Tyler aparece no filme quatro vezes antes de Jack o avistar na esteira do aeroporto. Nessas aparições ele é mostrado somente em flashes:

-na Xerox do trabalho de Jack;

-no consultório, quando Jack está aprendendo sobre câncer nos testículos;

-no encontro do grupo de ajuda;

-quando Jack vê Marla indo embora mas não a segue.


Enquanto Edward Norton está tentando convencer Helana Boham Carter a deixar a cidade, dois cinemas são vistos com anúncio dos filmes Sete Anos No Tibet (com Brad Pitt), O Povo Versus Larry Flint (com Edward Norton) e The Wings of The Dove (com Helena Bonham Carter).


O comercial da Pepsi que está passando antes do jornal é um com as Spice Girls. Meat Loaf apareceu em Spice World - O Mundo das Spice Girls.


A perua marrom na qual Edward Norton se apóia após a primeira luta com Brad Pitt é a mesma perua marrom usada em Vidas em Jogo, na qual Michael Douglas se esconde enquanto James Rebhorn a dirige para a base da CRS. O carro tem um adesivo da CRS.


No quarto de hotel em uma das viagens de Jack, um circuito fechado de TV mostra os funcionários dizendo, "Bem Vindo!" Brad Pitt está de terno na extrema direita.


O personagem de Brad Pitt iria originalmente dizer a receita verdadeira de explosivos caseiros. Mas em prol da segurança pública, os produtores acharam melhor substituir por receitas imaginárias.


O número de telefone da Paper Street Soap Company era (288) 555-1534 (Está anotado no telefone que o narrador usa para avisar um prédio perto do final do filme).


Dentre as reportagens de jornal que Tyler mantém num moral: "Polícia encerra catapulta de excrementos","Artista Performista Molestada", "Energia elétrica excessiva em um shopping local", e "Macacos perdidos são encontrados raspados". Em um filme de Brad Pitt, Os 12 Macacos, seu personagem diz para um dos membros de um grupo terrorista (chamado o Exército dos 12 Macacos) que se ele se atrasar ele vai ter eles "raspados, esterilizados e destruídos".


Depois que Jack desliga a energia na Paper Street, ele sobe as escadas e espia Tyler e Marla. Quando Tyler vem até a porta, ele está usando uma luva na mesma mão que Jack usou pra desligar a energia.


Embora nunca seja explícito o filme parece se ambientar em Wilmington, a maior cidade de Delaware, onde a maioria das empresas de cartão de crédito possuem sua sede. As cidades mencionadas na confissão são New Castle, Delaware City e Penns Grove, NJ, todas muito próximas de Wilmington.


O número de telefone da Paper Street Soap Company que está no cartão de Tyler é (288) 555-0153. O chefe de Jack tem um cartão que mostra o número (288) 555-0138. Na época em que o filme foi lançado, o código de área 288 estava "reservado para futuro uso".


O CEP de Tyler no cartão é 19808, que é de Wilmington, Delaware.


O prédio em que o narrador mora é chamado "A Place to be Someone" (Um Lugar Para Ser Alguém) que é também o lema da cidade de Wilmington..


Realmente existe uma rua chamada Paper Street em Wilmington, Delaware mas não existe o número 537 (os números não chegam a ser tão altos).


As legendas no DVD identificam o narrador como "Narrador". As legendas em VHS o identificam como "Rupert", um dos nomes que ele usa em um dos grupos de ajuda.


O autor Chuck Palahniuk achou o final modificado do filme melhor que o de seu próprio livro.


Embora tenha recusado a fumar em "Cartas na Mesa" (seu personagem teve que ser reescrito como um não fumante), Edward Norton fumou em "Clube da Luta".


Quando Tyler e o narrador entram no ônibus apenas o narrador paga a passagem.


Um dos atos de vandalismo do Projeto Mayhem é a destruição de uma vitrine de computadores Apple Macintosh. A explosão acontece exatamente no minuto 84, uma referência ao famoso tributo da Apple para 1984 de Orwell quando eles lançaram o Macintosh durante o Super Bowl de 1984.


Na cena final, quando Marla e o narrador estão olhando os prédios caírem, existe uma imagem de uma genitália masculina quase imperceptível. Uma brincadeira como se Tyler estivesse exibindo o filme.



Corpo fechado

Dedicado aos fãs dos quadrinhos, Corpo Fechado traz como personagem principal um sujeito cujo nome segue os mesmos padrões dos nomes utilizados pelos personagens de gibi: David Dunn, ou seja, seu nome e sobrenome têm a mesma inicial. Nos quadrinhos, isso pode ser observado em personagens como Peter Parker, Bruce Banner, Reed Richards, Scott Summers, Lex Luthor, Lois Lane, Matt Murdock e J. Jonah Jameson. Aliás, até mesmo o nome do Superman, Clark Kent, segue este padrão: apesar das iniciais diferentes, o som é o mesmo.

A referência aos quadrinhos não pára por aí: observe o logotipo da emissora de televisão que transmite a notícia sobre o acidente do trem em que estava o personagem de Bruce Willis. Trata-se do mesmo símbolo do Quarteto Fantástico, grupo de super-heróis da Marvel.

Várias revistas da Marvel podem ser vistas ao longo do filme, mas sua concorrente, a DC Comics, jamais aparece. Em seu lugar, o diretor e roteirista M. Night Shyamalan mostra uma certa "AC Comics". Sutil, não?

Por falar no diretor, Shyamalan dá uma de Alfred Hitchcock e, assim como em O Sexto Sentido, ele faz uma pequena aparição em Corpo Fechado. O cineasta faz o papel do traficante de drogas que é revistado por Bruce Willis no estádio.

Preste atenção na cena em que Elijah Price, personagem de Samuel L. Jackson, pergunta a David Dunn porque ele escolheu ser segurança. Entre outras coisas, Elijah diz que Dunn poderia ter fundado uma cadeia de restaurantes. Isso é uma piada particular dos atores, já que na vida real Bruce Willis é um dos donos da famosa cadeia de restaurantes Planet Hollywood.

Antes de Robin Wright Penn ser escalada para interpretar a esposa de David Dunn, os produtores ofereceram o papel à Julianne Moore (de Magnólia e Hannibal).

Na parede do escritório de Elijah Price podemos ver um recorte de jornal com a manchete "Vírus mortal é liberado em aeroporto". Em Os Doze Macacos, filme que Bruce Willis estrelou em 1995, um vírus mortal é liberado no aeroporto de Filadélfia, que é a cidade onde Corpo Fechado foi filmado.

A música que pode ser ouvida durante a exposição de Elijah é a mesma usada em X-Men, quando a mãe de Vampira está tocando piano na cena em que a personagem é apresentada.





Harry Potter e a Pedra Filosofal


Apesar da voz de Daniel Radcliffe ter falhado durante as filmagens, ele fala todas as falas no filme. As cenas foram filmadas em ordem e sua voz muda gradativamente ao desenrolar do filme. Portanto foi um erro de um tablóide londrino que tinha divulgado que um outro ator mirim tinha dublado a voz de Radcliffe.


Aconteceu uma grande manifestação popular em Gloucester na Inglaterra quando foi anunciado que a Catedral local seria usada para algumas cenas de Hogwarts. Protestos foram escritos para todos os jornais locais, alegando que era uma blasfêmia e prometeram impedir o acesso da equipe do filme. No final, apenas um protestante apareceu, vestido de queijo suiço. As filmagens ocorreram sem maiores problemas.


O filme é conhecido como "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em todo o mundo menos nos Estados Unidos, que é conhecido como "Harry Potter e a Pedra Feiticeira". Portanto toda cena em que a pedra filosofal era mencionada foi filmada duas vezes, uma vez como "philosopher" e outra como "sorcerer".


O filme bateu o recorde nos Estados Unidos como o que estreou em o maior número de cinemas na história.


Richard Harris só aceitou o papel de Albus Dumbledore depois que sua neta de onze anos de idade ameaçou nunca mais falar com ele e desligando o telefone na sua cara antes mesmo que ele pudesse responder.


Segundo os livros, o aniversário de Harry Potter é tido como em algum dia de julho. Para efeito publicitário, foi anunciado que a autora J. K. Rowling e os atores Daniel Radcliffe e Richard Griffins faziam aniversário no mesmo dia 31 de julho, supostamente o mesmo de Harry Potter. Depois porém foi revelado que Radcliffe faz aniversário mesmo em 23 de julho. O estúdio declarou que foi apenas uma falha e não uma tentativa de sensacionalismo nas coincidências.


A autora J. K. Rowling insistiu que todo elenco fosse britânico. Porém existe uma pequena exceção. Verne Troyer nasceu em Michigan nos Estados Unidos e faz o papel de Griphook, o segundo Goblin no Banco de Gringots.


No troféu que tem o nome do pai de Harry existem inscrições adicionais de M. McGonagall e R. J. H. King.


O fantasma Peeves teve até suas cenas filmadas mas foram excluídas da versão final do filme.


Em um dado momento, quando Harry, Ron e Hermione estão indo encontrar Hagrid e ele está tocando flauta, a música que ele está tocando é a trilha sonora de Harry Potter.


Um gato usado no filme fugiu durante as filmagens e voltou dois dias depois.


O nome do gato (Mrs. Morris) não é mencionado em nenhum momento no filme.


A Reuters anunciou em 9 de julho de 2001 que um alto escalão na Associação Inglesa de Bruxos estava aborrecido com a decisão do estúdio de ter os atores voando com as vassouras ao contrário, ou seja, com os lado da escova atrás da pessoa. Kevin Carlyon alega que nos séc. 16 e 17 desenhos mostram que as vassouras eram utilizadas com a escova para frente. Carlyon jogou um feitiço contra a Warner Bros. de que o filme não iria bem até que eles consertassem seu erro.


Dentre os quadros na escada, pode-se claramente ver uma pintura de Anne Boleyn, a segunda esposa do rei Herry VIII e mãe da rainha Elizabeth I. Anne Boleyn foi popularmente conhecida por ser um bruxa.


O cargo de diretor foi oferecido a Steven Spielberg, mas depois recusado. Ele teve desavenças com a escritora J. K. Rowling quanto ao elenco inteiramente inglês. Ele queria que Haley Joey Osment fizesse o papel de Harry Potter.


Existe uma inscrição no espelho de Osjed que diz: "Erised stra ehru oyt ube cafru oyt on wohsi". Lendo a inscrisão de trás para frente: "I show not your face but your heart´s desire" (Eu não mostro sua face mas o desejo de seu coração).


A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida em caso de alguns fãs do filme quisessem aborda-la.


Duas corujas foram utilizadas para fazer Hedwig: Gizmo e Sprout.


A cena da plataforma 9 3/4 foi filmada em King Cross, mas nas plataforma 4 e 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário